São nove dias a circular pelo deserto, parando nas aldeias para doar vestuário, livros e brinquedos. Há oito jovens setubalenses envolvidos.
Quatro equipas de dois, todas constituídas por jovens de Setúbal partem, esta sexta-feira, em direção ao deserto de Marrocos, cujos 2500 quilómetros pretendem fazer em nove dias. Carregam brinquedos, livros e outros bens que irão distribuir pelas crianças mais carenciadas das aldeias que vão encontrar.
As equipas, que têm como obrigação conduzir carros com mais de 20 anos de idade, irão atravessar o deserto munidos apenas de um mapa e de uma bússola. Difícil? Talvez. Mas tal não é motivo para fazer recuar Diogo Santos, um estudante de Engenharia de Máquinas Marítimas, de 23 anos, que já participou nos eventos de 2017 e 2018. Desta feita, para participar no UniRaid, assim se chama o desafio humanitário, vai acompanhado da prima Inês Casimiro.
“Tive de aceitar porque é uma proposta irrecusável. Além da vertente solidária, estou entusiasmada com a aventura que me espera”, disse a jovem de 21, estudante de Engenharia Eletrónica no Instituto Politécnico de Setúbal.
Os 2500 quilómetros em terreno acidentado e a bordo de um Opel Astra 1.4F, de 1994, não chegam para assustar esta dupla. “Admito que pode parecer um pouco assustador, até porque não podemos usar GPS ou outros aparelhos eletrónicos. Apenas levamos uma bussola, um mapa e um roadbook. No entanto, entregar os bens (num total de 70 quilos) às crianças vai fazer valer tudo a pena”, adiantou Inês.
Para conseguirem concorrer, os primos, que formam a equipa Land Astra, tiveram o apoio de diversas instituições e empresas de Setúbal e de Oeiras. A Câmara Municipal de Setúbal também se quis associar, tendo apelado à entrega do material escolar, dos brinquedos e das roupas, bens esses que foram sendo entregues na Casa do Largo – Pousada da Juventude, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. A população colaborou generosamente, tendo sido impossível recolher todas as doações por as mesmas já não caberem no carro.
Na sexta-feira Diogo e Inês partem de Cascais até Algeciras, no Sul de Espanha, onde se irão juntar a uma caravana com mais de 150 carros que, no dia 15, pelas 7h, ruma a Tânger, Marrocos.
Neste projeto, maioritariamente de portugueses e espanhóis, há ainda, para além das quatro equipas de Setúbal, mais 52 conjuntos nacionais. O total de participantes é de 300, facto que constitui recorde do evento. O mínimo de bens a distribuir por cada equipa é de 40 quilos.