Porto de Sines toma medidas contra Coronavírus

A administração da infraestrutura portuária mandou reforçar equipamentos preventivos e mantém contactos permanentes com entidades de saúde.

 

A administração do Porto de Sines anunciou que já tem definido um plano de contingência contra o Covid-19 (Coronavírus), face à propagação da doença pelo mundo.

De acordo com os responsáveis da infraestrutura, para além dos avisos recomendados pelas autoridades nacionais e estrangeiras, já terão sido compradas máscaras suplementares de proteção filtrante máxima que servem para reforçar os fatos de proteção descartáveis. Procedeu-se ao reforço dos desinfetantes e adquiriram-se mais luvas e óculos. Além disso, existe um contacto permanente com a Autoridade de Saúde local, assim como com todos os operadores portuários.

Em Portugal já surgiram alguns casos de pessoas que podem estar contaminadas com a doença surgida na China. Após testes realizados por peritos do Instituto Ricardo Jorge e períodos de internamento em hospitais de Lisboa e Porto, nenhum caso positivo foi confirmado.

A doença, que já terá provocado uma vítima mortal na Europa (França) e perto de dois milhares na China, poderá causar significativas perdas na economia deste país. Os volumes de carga contentorizada nos portos chineses poderão sofrer um impacto negativo de cerca de seis milhões de unidades só no primeiro trimestre deste ano.