Portalegre prepara estratégia de inovação digital em Saint-Quentin

Melhorar a competitividade e reduzir barreiras das cidades de média dimensão, através da tecnologia, é o objetivo do projeto onde Portalegre está integrada.

 

Portalegre marcou presença na reunião final da Fase 1 do Projeto Di4C – Digital Innovation for Cities, cofinanciado pelo FEDER, através do Programa URBACT III, que se realizou na cidade de Saint-Quentin, em França, a 11 e 12 de Fevereiro, tendo como principal objetivo a preparação dos documentos técnicos necessários para instrução da Fase 2 da candidatura, a qual tem como prazo limite de submissão 2 de março.

O Projeto Di4C – Digital Innovation for Cities reúne a parceria das seguintes cidades: Messina (Chefe de Fila), em Itália; Ventspils, na Letónia; Roquetas de Mar, em Espanha; Oulu, na Finlândia; Botosani, na Roménia; Saint-Quentin, em França; Trikala, na Grécia e Portalegre.

Através da participação neste projeto as cidades contam conseguir criar mecanismos de aceleração que lhes permitam tornar-se mais competitivas em termos de oportunidades a nível digital. Adicionalmente, visa contribuir para a eliminação dos obstáculos encontrados pelas cidades de média dimensão em termos de implementação de projetos digitais, como falta de visão estratégica, dificuldades técnicas e de engenharia na incorporação da inovação digital.

O Di4C está integrado no URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável para promover e financiar a constituição de redes de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua posição chave face à complexidade crescente das mudanças na sociedade.