Alcácer vai ter um dos maiores pomares de abacate da Europa

A segunda fase vai ser plantada esta primavera, o que tornará o pomar de abacate de Alcácer do Sal num dos maiores da Europa.

 

A Westfalia Fruit Iberia, empresa portuguesa resultante da joint venture entre a sul-africana Westfalia Fruit e a Granfer, sediada em Óbidos, está a investir dez milhões de euros para produzir abacate em Alcácer do Sal.

A primeira fase do pomar foi concluída em 2017 e, nesta primavera, deverá ser plantada a restante área, o que o tornará um dos maiores pomares de abacate da Europa, com um total de cerca de 150 hectares.

Segundo o responsável da fábrica, Daniel Ferreira, em declarações ao Jornal de Leiria, “a produção ainda não é muito expressiva, pois o pomar tem apenas dois anos e meio de idade, mas esta temporada de sucesso serviu para provar a viabilidade do projeto. Os tamanhos e a qualidade da fruta são excelentes até agora”.

“O pomar plantado está integrado numa zona de protecção ambiental e coabita em total respeito pelo meio ambiente, de acordo com as políticas de ambas as empresas parceiras”, adiantou.

O pomar é tecnologicamente avançado e energeticamente eficiente, permitindo assim que o consumo de água, por via de rega por impulso de baixo débito, seja menor do que o praticado em muitas outras operações agrícolas.