Escoural vai ser alvo de trabalhos arqueológicos

Denominado “O Paleolítico Médio da Gruta do Escoural”, o projeto tem como principal objetivo “recolher novos dados que permitam caracterizar com mais detalhe as ocupações Neandertais.

 

A Gruta do Escoural, situada no concelho de Montemor-o-Novo, vai ser alvo de novos trabalhos arqueológicos, financiados pela Wenner-Gren Foundation (EUA) e sob a responsabilidade do investigador ​​​​​​​​​​​​​​João Cascalheira, do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve.

Denominado “O Paleolítico Médio da Gruta do Escoural”, o projeto tem como principal objetivo “recolher novos dados que permitam caracterizar com mais detalhe as ocupações Neandertais na gruta e aprofundar o conhecimento sobre um espaço milenar, até há cerca de 40 mil anos, quando estas comunidades foram substituídas pelos Humanos Anatomicamente Modernos”.

A Gruta do Escoural é apontada como tendo sido um dos últimos refúgios para as comunidades Neandertais e é a única em Portugal onde estão identificadas pinturas rupestres datadas do Paleolítico.