Distinções do IAPMEI e do Turismo de Portugal visam galardoar empresas que se evidenciam nos diversos setores de atividade.
A Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI e o Turismo de Portugal atribuíram o Estatuto de PME Excelência 2019 a 2.337 empresas de vários setores de atividade. Do total de galardoadas, existem 825 empresas cuja distinção foi entregue pela primeira vez. O Alentejo foi contemplado com 41 galardões. O distrito de Setúbal foi agraciado com sete distinções.
Évora, com 24 PME Excelência, Beja com 10 e Portalegre com sete, inscreveram o nome entre os distritos premiados.
Em Beja houve distinções para um laboratório de análises clínicas, um comércio de veículos ligeiros, um restaurante com lugares ao balcão, duas explorações de cultura de flores e plantas ornamentais, um comércio de retalho de material de bricolage e equipamento sanitário, uma pensão, um comércio de madeira em bruto, uma exploração de frutos de casca rija e um local de produção de azeite.
A agricultura e produção animal combinadas, a preparação de locais de construção, as atividades de saúde humana, a fabricação de reservatórios e recipientes metálicos, pensões com restaurante, indústrias de leite e derivados, restaurantes tradicionais, indústria de preparação de cortiça, silvicultura e exploração florestal, trabalhos de carpintaria e caixilharia, transportes rodoviários de mercadorias, fabricação de artigos de plástico, criação de bovinos e búfalos, criação de bovinos para leite, comércio de produtos alimentares, retalho de produtos farmacêuticos, construção de edifícios, retalho de jornais e artigos de papelaria, pastelaria, restaurantes tradicionais, organização de atividades turísticas e comércio de material de bricolage foram os setores de atividade distinguidos em Évora.
Por fim, em Portalegre, contemplaram-se restaurantes tradicionais, criação de bovinos para produção de leite, produção de vinhos comuns e licorosos, transportes rodoviários de mercadorias e atividades de plantação e manutenção de jardins.
Destinado a distinguir as melhores empresas dentro dos respetivos setores de atividade, este prémio, instituído há 11 anos, conta já com 46 contemplados em mais de nove ocasiões. Entre 2009 e 2019 as empresas PME Excelência cresceram de 376 para 2.337, o que corresponde a um aumento de 84 por cento.
Nesta última distinção, as empresas contempladas destacaram-se nas categorias de mais exportação, mais produtividade, criação de valor, mais crescimento, Empresa Gazela, mais emprego e longevidade.
Para o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, “é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas. As PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, e desempenham um papel de grande relevância ao nível do emprego, tal como desenvolvimento local e regional”.