No total, serão investidos mais de 568 milhões de euros, divididos pelos 265 projetos de 11 programas de investimento distintos.
O investimento global de 52,3 milhões de euros, complementado por mais 34,6 milhões de euros partilhados com outras freguesias limítrofes, apontado à execução de cerca de 50 projetos, foi apresentado à população na Brejoeira, concelho de Azeitão.
A sessão pública da última quarta-feira, 11 de março, faz parte de um ciclo de divulgação, do novo Plano Director Municipal (PDM) e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos que o município de Setúbal está a realizar, em cada uma das freguesias do concelho.
“Queremos Setúbal mais competitivo a nível de atração e captação de novos investimentos e, por isso, estão previstos incentivos e benefícios fiscais para a concretização de projetos que se enquadrem nos objetivos territoriais previstos no Plano”, adiantou Vasco Raminhas, chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico, quanto à proposta de revisão do PDM de Setúbal, a operacionalizar através de regulamento municipal.
Em traços gerais, a revisão do PDM contempla uma carteira de 265 projetos dispersos por 11 programas de investimento, num total de 568 milhões e 620 mil e 402 euros. Para o concelho de Azeitão, estão previstos projetos para as áreas rodoviária, urbanística, estruturante e transportes públicos.
Quanto à rodovia, estão acautelados os prolongamentos do IC21 e do troço da EN 379 entre Sesimbra e Azeitão até à nova Via de Distribuição D21 e a construção da Via Intermunicipal Sesimbra/Setúbal/Palmela; já a construção de um conjunto de condutas adutoras de abastecimento de água, criação de reservatórios de água, ampliação e reabilitação de redes de abastecimento e de drenagem de águas e a construção de bacias de retenção; requalificação da Rua José Augusto Coelho, no centro de Vila Nogueira de Azeitão, para o reperfilamento parcial da Rua Poeta Sebastião da Gama, em Vendas de Azeitão, e a conclusão da requalificação da EB de Azeitão, incluindo a construção de um pavilhão desportivo, são as propostas de urbanização.
A revisão do PDM aponta ainda para a criação de um Parque Arqueológico, da Casa da Cultura, da Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, da Rota Histórica das Quintas de Azeitão, da Rede de Novos Circuitos de Valor Integrado, a nível estruturante, e o reforço dos transportes públicos em 73% do concelho, incluindo Azeitão. Estão, ainda, previstas a execução de obras de urbanização relativas ao Estudo Urbanístico da Carmona e do Plano de Pormenor da Salmoura, assim como a implementação dos planos de praia para o Portinho/Creiro-Alpertuche e Galapos/Galapinhos.
Sem esquecer o Mercado de Brejos de Azeitão, o Centro de Saúde de Azeitão, o Parque Verde Linear da Vala Real/Corredor Ecológico e a instalação de um centro de receção de resíduos que inclui a valorização de resíduos verdes.
O ciclo de apresentações públicas começou no dia 3, na freguesia do Sado, passando depois, a 6, pelo território de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, e quinta-feira, por Azeitão, com a presença da presidente do município, Maria das Dores Meira.
Agendada para o dia 17, no Fórum Municipal Luísa Todi, a sessão das freguesias de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal foi adiada, depois de a autarquia ter suspendido, entre 11 e 25 de março, todas as atividades nalguns edifícios como medida preventiva de propagação do Covid-19.