Revisão do PDM de Setúbal contempla investimento de mais de 52 milhões em Azeitão

No total, serão investidos mais de 568 milhões de euros, divididos pelos 265 projetos de 11 programas de investimento distintos.

O investimento global de 52,3 milhões de euros, complementado por mais 34,6 milhões de euros partilhados com outras freguesias limítrofes, apontado à execução de cerca de 50 projetos, foi apresentado à população na Brejoeira, concelho de Azeitão.

A sessão pública da última quarta-feira, 11 de março, faz parte de um ciclo de divulgação, do novo Plano Director Municipal (PDM) e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos que o município de Setúbal está a realizar, em cada uma das freguesias do concelho.

“Queremos Setúbal mais competitivo a nível de atração e captação de novos investimentos e, por isso, estão previstos incentivos e benefícios fiscais para a concretização de projetos que se enquadrem nos objetivos territoriais previstos no Plano”, adiantou Vasco Raminhas, chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico, quanto à proposta de revisão do PDM de Setúbal, a operacionalizar através de regulamento municipal.

Em traços gerais, a revisão do PDM contempla uma carteira de 265 projetos dispersos por 11 programas de investimento, num total de 568 milhões e 620 mil e 402 euros. Para o concelho de Azeitão, estão previstos projetos para as áreas rodoviária, urbanística, estruturante e transportes públicos.

Quanto à rodovia, estão acautelados os prolongamentos do IC21 e do troço da EN 379 entre Sesimbra e Azeitão até à nova Via de Distribuição D21 e a construção da Via Intermunicipal Sesimbra/Setúbal/Palmela; já a construção de um conjunto de condutas adutoras de abastecimento de água, criação de reservatórios de água, ampliação e reabilitação de redes de abastecimento e de drenagem de águas e a construção de bacias de retenção; requalificação da Rua José Augusto Coelho, no centro de Vila Nogueira de Azeitão, para o reperfilamento parcial da Rua Poeta Sebastião da Gama, em Vendas de Azeitão, e a conclusão da requalificação da EB de Azeitão, incluindo a construção de um pavilhão desportivo, são as propostas de urbanização.

A revisão do PDM aponta ainda para a criação de um Parque Arqueológico, da Casa da Cultura, da Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, da Rota Histórica das Quintas de Azeitão, da Rede de Novos Circuitos de Valor Integrado, a nível estruturante, e o reforço dos transportes públicos em 73% do concelho, incluindo Azeitão. Estão, ainda, previstas a execução de obras de urbanização relativas ao Estudo Urbanístico da Carmona e do Plano de Pormenor da Salmoura, assim como a implementação dos planos de praia para o Portinho/Creiro-Alpertuche e Galapos/Galapinhos.

Sem esquecer o Mercado de Brejos de Azeitão, o Centro de Saúde de Azeitão, o Parque Verde Linear da Vala Real/Corredor Ecológico e a instalação de um centro de receção de resíduos que inclui a valorização de resíduos verdes.

O ciclo de apresentações públicas começou no dia 3, na freguesia do Sado, passando depois, a 6, pelo território de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, e quinta-feira, por Azeitão, com a presença da presidente do município, Maria das Dores Meira.

Agendada para o dia 17, no Fórum Municipal Luísa Todi, a sessão das freguesias de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal foi adiada, depois de a autarquia ter suspendido, entre 11 e 25 de março, todas as atividades nalguns edifícios como medida preventiva de propagação do Covid-19.