Covid-19: Viana do Alentejo apela ao uso dos canais alternativos

A XX Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo também foi cancelada, dado o atual estado de emergência aos níveis local e nacional.

O município de Viana do Alentejo optou pelo encerramento dos serviços de atendimento ao público nos Paços do Concelho, Delegação de Alcáçovas e Parque Municipal da Quinta da Joana, de forma a prevenir o contágio e propagação do surto do novo coronavírus.

Os contactos com os serviços municipais passam a ser feitos por correio electrónico e telefone, entre eles o atendimento local aos munícipes e os serviços de água, salvo raras exceções e mediante marcação. Os pagamentos devem ser feitos por multibanco ou transferência bancária.

As medidas de prevenção levaram também, além do encerramento ao público de equipamentos municipais como as piscinas, cineteatro, biblioteca e respectivos pólos, ao cancelamento daquela que seria a XX edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.

O acesso aos cemitérios deve ser feito com “comportamentos preventivos e responsáveis”, nomeadamente nas cerimónias fúnebres, dado o aglomerado de pessoas. Os parques infantis, geriátricos e de lazer do concelho estão interditos à utilização pública.

O município admite monitorizar a situação de forma “permanente”, podendo vir a tomar novas medidas caso se justifique, e pede a colaboração dos munícipes com as indicações da Direcção-Geral de Saúde e demais entidades competentes.