Alentejo de Excelência lança campanha para equipar hospitais da região

A Associação Alentejo de Excelência, com sede em Évora, lançou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de, pelo menos, 25 termómetros laser para equipar as unidades de saúde da região.

“É um pequeno contributo no meio deste mar imenso de necessidades e quisemos dar um sinal de que a sociedade civil está com os profissionais de saúde”, na sequência da pandemia de Covid-19, disse à Lusa o presidente da Associação Alentejo de Excelência, Henrique Sim-Sim.

Segundo o responsável, a campanha, que vai decorrer até sexta-feira, tem como “primeiro objetivo” angariar cinco mil euros para a compra de 25 termómetros, uma vez que cada equipamento tem um custo de cerca de 200 euros. A Alentejo de Excelência iniciou a campanha com a doação de 500 euros dos seus fundos.

“Pedimos esse esforço aos alentejanos e àqueles que estão fora do nosso território e do país”, sublinhou, indicando que a informação sobre a campanha também já foi enviada para os cerca de 80 sócios e para pessoas que participam nas atividades da associação.

Com sede em Évora, mas de “âmbito regional”, vincou Henrique Sim-Sim, a Alentejo de Excelência “está em contacto” com a Administração Regional de Saúde do Alentejo para, posteriormente, fazer chegar os equipamentos aos hospitais da região.

“Estes termómetros permitem medir a temperatura à distância e evitar o contacto com os doentes ou potenciais contagiados e, assim, de alguma forma, resguardar os profissionais de saúde e limitar a propagação da doença”, assinalou.