PAN sugere criação de testes gratuitos no Barreiro

Na base da sugestão estão as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que define os testes de despistagem como “espinha dorsal” na resposta à pandemia do novo coronavírus.

A Câmara Municipal do Barreiro recebeu, por parte da representação municipal do partido Pessoas-Animais-Natureza, a recomendação para criar um centro de testes gratuitos em sistema de ‘drive-through’. Segundo o partido, a indicação baseia-se nas declarações do director-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, que considera não se poder conter esta pandemia “sem saber quem está infectado”.

A constatação do PAN incide no pressuposto de que a maioria dos infetados não tem sintomas mas transmite o vírus, sendo fundamental isolar os indivíduos portadores da doença, além da fraca possibilidade de testar “em larga escala”, dada a “limitada” capacidade do Sistema Nacional de Saúde para efetuar os testes e os preços elevados praticados pelos privados.

A ideia passa por criar um centro de testes gratuitos, através do qual os habitantes do concelho do Barreiro passem no seu automóvel pessoal – evitando a ocupação de ambulâncias – e façam o exame sem sair dele, dispensando salas de pressão negativa e possibilitando um conhecimento mais abrangente da dimensão da propagação.

É preciso, segundo o PAN, identificar todos os infetados para serem, posteriormente, isolados e tratados, ao mesmo tempo que se mantém a restante comunidade segura que, no caso do Barreiro, tem um grande número de idosos.