Alcochete reduz tarifa da água por tempo indeterminado

A medida, aplicada a pessoas e empresas, é acompanhada de outras, como o transporte de bens essenciais e medicamentos, e a distribuição de refeições sociais escolares.

O objetivo é “aliviar os orçamentos das famílias e empresas”, adianta Fernando Pinto, líder da autarquia de Alcochete, em comunicado. A câmara municipal local anunciou um novo pacote de medidas, entre elas a redução em 35% da tarifa total de água para consumo doméstico e em 30% para não doméstico, tendo em conta os tempos de crise pandémica em que se vive.

A entrega de medicamentos e bens essenciais, em articulação com os serviços de saúde, e a distribuição de refeições escolares aos alunos de famílias carenciadas são outras medidas de impacto social divulgadas pelo município.

Também os profissionais de saúde e as equipas de segurança e emergência podem contar com o apoio da autarquia, aos quais foram disponibilizados 32 quartos numa unidade hoteleira da zona. “Esta medida visa evitar que as famílias destes profissionais estejam expostas a riscos de contágio pelo Covid-19”, sublinha Fernando Pinto.

Estas diligências vêm juntar-se a outras já tomadas pelo município, como lavagem dos contentores de resíduos e espaços públicos do concelho. O presidente da câmara assume que as decisões da autarquia podem não ficar por aqui, garantido tomar “outras medidas que venham a ser necessárias, quer no âmbito da segurança e higiene pública quer no apoio às famílias e empresas”.