Alentejo regista 50 infetados com a doença

Os números da DGS e da Câmara Municipal de Grândola não batem certo: há uma discrepância de cinco casos.

Ascende a 50 o número de pessoas infetadas com o Covid-19 no Alentejo, segundo dizem os dados divulgados hoje pela Direção Geral de Saúde (DGS). Não há qualquer vítima mortal a registar. Esses valores não são, no entanto, consensuais. No concelho de Grândola, por exemplo, a autarquia nega os três casos oficiais anunciados e afirma que há oito positivos.

A Câmara Municipal de Grândola, numa publicação colocada segunda-feira na página do Facebook, diz que no concelho já haviam sido detetados oito casos positivos e especifica mesmo, por freguesia, onde os mesmos se localizam: Melides (1), Carvalhal (0), Azinheira dos Barros (0), Grândola e Santa Margarida da Serra (7). Constata-se, portanto, uma discrepância de cinco casos entre os números da DGS e do município.

Ainda de acordo com o autarca, havia no concelho 43 pessoas em vigilância, não se registando qualquer óbito nem qualquer caso de recuperação.

O Semmais Digital apurou também que, para além dos dados constantes dos concelhos anunciados pela DGS, há ainda no Alentejo um caso confirmado em Elvas e outro em Mourão.

De regresso aos dados da DGS, regista-se que a maior parte dos mesmos foram identificados no concelho de Évora (15). O mesmo relatório de situação diz que há seis infetados em Santiago do Cacém, três em Reguengos de Monsaraz, três em Sines e três em Grândola. Refira-se que apesar dos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém e Sines pertenceram à região Alentejo, os mesmos estão incluídos no distrito de Setúbal, pelo que estes mesmos números constam igualmente do trabalho jornalístico relativo às vítimas da pandemia nessa zona.

A nível nacional o número de mortes ascende agora a 160, mais 20 do que na véspera. A maior parte das vítimas (83) foi registada na zona Norte. Na zona Centro há 40 mortos, na região de Lisboa e Vale do Tejo contam-se 35 e no Algarve dois. Os Açores, a Madeira e o Alentejo não têm vítimas contabilizadas.

O número total de infetados no país cresceu 16,1 por cento, havendo agora 7443 (mais 1035 do que na véspera).