Setúbal impõe restrições a ajuntamento e circulação

As necessidades dos lares de idosos, dos espaços residenciais de carácter social e dos estabelecimentos prisionais, quanto à contenção do vírus, também foram discutidos.

A Câmara Municipal de Setúbal vai encerrar a zona ribeirinha da cidade e a estrada de acesso às praias pela Serra da Arrábida, á passagens pedonal e a todo o tipo de veículos, a partir das 00h00 da próxima quinta-feira. A medida prevê impedir ajuntamentos de pessoas.

Os encerramentos da antiga EN 379-1 entre o Outão e o cruzamento com a EN 379 -1 (Pinheiro), avenidas Jaime Rebelo e José Mourinho e Parque Urbano de Albarquel, bem como em todos os parques de merendas do concelho, são feitos no seguimento da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da cidade. Excluídos das proibições estão moradores, trabalhadores da zona e veículos autorizados.

Segundo Carlos Rabaçal, vereador da autarquia sadina com o pelouro da Proteção Civil, “o objetivo é garantir o afastamento das pessoas neste período da Páscoa que se aproxima, que têm tradicionalmente o hábito de se juntarem em parques e praias”.

Na mesma reunião, foram discutidas possíveis parcerias que venham aumentar a capacidade de resposta em casos suspeitos ou confirmados de infeção, assim como as necessidades específicas de lares de idosos e espaços residenciais de caráter social, e estabelecimentos prisionais.

Ao que faz saber a autarquia, em comunicado, a linha criada para apoio à entrega de bens alimentares e medicamentos à população “de risco” originou um alerta sobre o número de pessoas “em carências financeiras extremas”, motivados pela perda de emprego ou da capacidade de se ter rendimentos. A linha registou 102 pedidos de ajuda até à data.