Subiu para 282 o número de doentes no distrito de Setúbal

A propagação do Covid-19 no distrito de Setúbal ainda não terminou. Nas últimas 24 horas, segundo revelou a Direção Geral de Saúde (DGS), contaram-se 277 pessoas com a doença, mais 32 que na véspera. Mas se tivermos em conta os dados divulgados por Grândola, os infetados são agora 282.

Tal como tem acontecido desde o início da pandemia, são os concelhos de Seixal e Almada aqueles em que se contam o maior número de infetados, sendo agora 71 em cada um. No Barreiro a situação também não melhorou, havendo a registar 37 infetados, enquanto que em Setúbal o número se cifra nos 25. Na Moita há 22 doentes registados, no Montijo são 14, em Palmela 11, em Sesimbra 10 e em Alcochete quatro.

Nos concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Grândola, que se localizam na área geográfica do Alentejo mas que administrativamente pertencem ao distrito de Setúbal, existem respetivamente, de acordo com a DGS, seis casos, três e mais três.

São precisamente os números que se reportam a Grândola que estão agora a gerar polémica. Enquanto a DGS no seu relatório diário de situação diz que apenas existem ali três casos confirmados, a câmara municipal anunciou, na segunda-feira, numa publicação na sua página de Facebook, que no concelho já foram detetadas oito pessoas portadoras da doença.

Na mesma publicação, diz-se que existe um infetado na freguesia de Melides e sete na de Grândola e Santa Margarida da Serra. Não existem casos positivos no Carvalhal e em Azinheira dos Barros. No concelho estarão ainda 43 pessoas sob vigilância.

O aumento de casos de Covid-19 no distrito de Setúbal acompanha, de resto, a situação nacional. As mais recentes estatísticas dizem que o número de infetados no país é agora de 7443, mais 1035 do que na véspera, o que corresponde a um aumento de 16,1 por cento. Também o número de mortos aumentou, tendo passado de 140 para 160 (aumento percentual de 14,3).

Por regiões constata-se que o Norte, com 4452 casos e 83 óbitos, continua a ser o local mais crítico. Na zona centro contam-se 911 doentes e 40 mortes, enquanto que em Lisboa e Vale do Tejo há 1799 casos positivos e 35 vítimas mortais. No Algarve as estatísticas apontam para 137 pessoas infetadas e duas mortes. Açores, Madeira e Alentejo não contam com qualquer vítima mortal.

Inalterável, há pelo menos três dias, é o número de casos de pessoas recuperadas, o qual permanece nos 43. Segundo a DGS, para que um dos doentes seja considerado recuperado depois de lhe ter sido detetado o vírus, é necessário que faça dois testes em 24 horas com o resultado dos mesmos a ser negativo.

Entretanto, continuam a chegar ao país diversos equipamentos médicos tidos como fundamentais para travar a pandemia. O secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou esta manhã que está para breve a aterragem, no Porto, de mais um avião proveniente da China o qual transporta, entre outro material, cerca de 3,5 milhões máscaras cirúrgicas.