Sesimbra distribui equipamentos de proteção a bombeiros e lares do concelho

A Câmara Municipal de Sesimbra vai distribuir material de proteção e produtos desinfetantes por lares, bombeiros e IPSS do concelho.

Ao todo serão 2.200 máscaras, 700 pares de luvas, 70 batas e fatos descartáveis, 50 pares de óculos e viseiras, e cerca de 30 litros de gel desinfectante. A iniciativa visa dar resposta ao levantamento, feito pela autarquia, das necessidades mais urgentes.

Além do material disponibilizado pela Câmara de Cascais, o município tem vindo a adquirir material algum material junto de empresas comerciais enquanto espera pela encomenda conjunta das autarquias da Área Metropolitana de Lisboa.

Em articulação com a Segurança Social, a câmara sesimbrense está também a desenvolver contactos com a rede de lares do concelho, de forma a identificar número de utentes e se precaver quanto a eventuais necessidades que possam surgir.

Os dados recolhidos, segundo adianta o município em comunicado, permitirão dar uma resposta a nível local e regional quanto a equipamentos de proteção, realização de testes e preparação de locais para isolamento. O Gabinete Municipal de Proteção Civil também começou com a montagem de Centros de Acolhimento nas freguesias de Castelo e Quinta do Conde, que serão ativados em caso de necessidade de evacuação de alguma instituição do concelho.

A operação tem sido apoiada pelo Hotel do Mar e Hotel SPA Sesimbra, que disponibilizaram 33 camas.