Câmara de Mora contacta com idosos do concelho para prestar apoio

A Câmara de Mora está a contactar com a população idosa do concelho para identificar possíveis carências de segurança e bem-estar, no sentido de prestar apoio, na sequência da pandemia.

A ação surge no âmbito das medidas implementadas pela câmara municipal na prevenção da propagação do novo coronavírus.

Através de listagens fornecidas pela Guarda Nacional Republicana (GNR), já foram contactados mais de 100 idosos de todas as freguesias do concelho, indicou o município.

Por telefone, segundo a autarquia, são colocadas algumas questões que visam a “identificação de casos de idosos que vivem isolados e/ou sem familiares próximos que os possam auxiliar”.

Além disso, os contactos servem para fazer um levantamento das necessidades básicas de produtos e bens de higiene, saúde, alimentos e medicação, entre outras. Em tempos de pandemia, lembra o município, “os idosos são a faixa etária que de mais atenção carece”.

“Seja pela idade, pelo facto de muitos deles sofrerem de problemas de saúde, pelo facto de viverem em isolamento e sem meios para se deslocarem ou pelas condições em que vivem, tornando-os mais vulneráveis a determinadas situações, como é exemplo a que vivemos atualmente”, lê-se num comunicado da câmara.