Vila Viçosa isenta comércio e empresas do pagamento da água

A câmara decidiu apoiar os estabelecimentos comerciais e as empresas do concelho afetadas pela pandemia da Covid-19, através da isenção do pagamento da água durante três meses.

A autarquia aprovou a isenção do pagamento da fatura de água, resíduos sólidos urbanos e saneamento, nos meses de março, abril e maio, aos estabelecimentos comerciais e empresas do concelho que se “viram privadas de rendimento” em virtude da suspensão da atividade.

Trata-se de uma das medidas para dar resposta à pandemia provocada pelo novo coronavírus e vai estar em vigor até ao dia 31 de maio deste ano.

Também até ao final de maio, a autarquia decidiu isentar os munícipes do pagamento de juros, decorrentes de eventuais atrasos no pagamento da fatura de água, resíduos sólidos urbanos e saneamento, nos meses de março, abril e maio, dado que devido à pandemia o Balcão Único do município está encerrado.

Foram ainda aprovadas medidas excecionais de apoio aos arrendatários de habitação social do concelho, a vigorar até 31 de maio, alargando o prazo de pagamento da renda mensal até ao dia 30 de cada mês, em vez do dia 8, como estipula o contrato de arrendamento.

O município decidiu ainda prorrogar o prazo de validade do cartão municipal de apoio social, que é renovado anualmente. Assim, os cartões cuja validade expirem no mês de março e de abril, continuarão vigentes até ao final do mês de maio, sendo então objeto de uma reapreciação.