FAN 3D oferece viseiras no Mercado do Livramento

O equipamento foi distribuído pelos funcionários municipais que trabalham no mercado e por alguns comerciantes, mas o objetivo é oferecer as viseiras a todos os comerciantes.

A FAN 3D já produziu mais de duas mil viseiras, por impressão a três dimensões, para proteção de grupos profissionais com atividades de maior risco de contágio da Covid-19, como profissionais de saúde locais, instituições de solidariedade social e trabalhadores associados à câmara de Setúbal. Mas, esta quinta-feira, o equipamento foi também oferecido no Mercado do Livramento.

Durante a visita ao mercado municipal, para oferecer as viseiras, o diretor da empresa, Eurico Assunção, afirmou que “por enquanto, as viseiras estão a ser apenas distribuídas a trabalhadores municipais no mercado e alguns comerciantes. Vamos tentar que todos os comerciantes tenham as viseiras”.

Nas palavras da vereadora das Atividades Económicas da câmara municipal, Eugénia Silveira, que acompanhou a visita, a ação da start-up traduz-se num “exemplo fantástico de solidariedade e de preocupação”.

Recorde-se que a iniciativa de fabricar as viseiras com recurso a impressoras 3D, liderada por Eurico Assunção, Luís Fialho e David Barbosa, em articulação com o município, surgiu na sequência de um alerta de falta de equipamento de proteção individual lançado por uma enfermeira do Centro Hospitalar de Setúbal.

Para agilizar a produção e montagem das viseiras, suportes para a cabeça nos quais é posteriormente aplicada folha de acetato, a autarquia cedeu, no início do mês de abril, um dos edifícios do Parque Municipal de Poçoilos.

Nesse espaço transformado em unidade industrial, a equipa de engenheiros mecânicos consegue produzir, com recurso a seis aparelhos de impressão, perto de 60 viseiras por dia. Até hoje, já entregou cerca de duas mil viseiras em Setúbal.

No início, o projeto estava apenas direcionado aos profissionais de saúde do hospital de Setúbal, mas depois começaram a surgir inúmeros pedidos de diversas instituições e a entrega de mais materiais elaborados pela FAN 3D.

“À autarquia oferecemos cerca de 150 viseiras e, nestes últimos dias, temos distribuído também à Santa Casa da Misericórdia”, avançou o responsável. “A ideia é multiplicarmos a resposta para chegarmos ao maior número de instituições possível”.