Obras recuperam aqueduto da Casa da Água, no Cabo Espichel

Os trabalhos vão consolidar o troço elevado da estrutura e a reposição da cobertura do canal. A obra está avaliada em 1,3 milhões de euros.

O antigo aqueduto que abastecia a Casa da Água, no Cabo Espichel, a partir da Azóia, está a ser alvo de obras de recuperação.

Os trabalhos compreendem, entre outras intervenções, a consolidação do troço elevado da estrutura, a reposição da cobertura do canal e respetiva cumeeira, e a execução de rebocos com argamassa de cal e areia, semelhante à que originalmente o revestia.

O objetivo é restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água, numa obra integrada no projeto de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que conta já com o restauro da Casa da Água, concluído em 2017. Em curso está também a requalificação da envolvente e do cercado da Casa da Água.

As intervenções estão orçadas em 1,3 milhões de euros, e são comparticipadas em cerca de 427 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através de uma candidatura ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, do Portugal 2020.