Estão a ser distribuídos materiais de proteção individual e dinheiro para permitir comprar alimentos.
A Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, continua a apoiar as instituições e famílias que, devido a problemas financeiros derivados da pandemia de Covid-19, têm dificuldades em adquirir bens de proteção individual e bens alimentares necessários.
O presidente da Junta de Freguesia, Nuno Costa, salienta as contribuições financeiras e a oferta de alguns materiais de proteção, nomeadamente viseiras e álcool gel. Este apoio, fruto de uma revisão orçamental que reforçou a rubrica dedicada às instituições sem fins lucrativos com ação social no território da freguesia, foi dado a conhecer logo após o início do estado de emergência e as solicitações não tardaram em chegar.
Nuno Costa diz que “até à data, todos os pedidos das instituições foram atendidos”, tendo já sido beneficiados a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, o Centro Comunitário de S. Sebastião, a Associação Baptista Shalom, a Cáritas Diocesana de Setúbal e, mais recentemente, o YMCA de Setúbal.
Estas instituições, à semelhança de muitas outras, além de estarem a reforçar o apoio às famílias que já estavam a ser contempladas, alargaram a sua rede de intervenção para ajudar ainda mais cidadãos carenciados, face aos pedidos de emergência social recebidos, conforme salienta ainda o mesmo responsável autárquico. “Os nossos donativos (viseiras e álcool gel) contribuem para que as dezenas de equipas de profissionais e voluntários que estão diariamente na linha da frente possam desempenhar as suas funções, essenciais para a nossa vida coletiva, com maior segurança, nas áreas da proteção e socorro, serviço de apoio domiciliário, entrega de alimentos e outros bens essenciais, etc.”, explicou.
As contribuições financeiras concedidas servem, “para que as entidades possam fazer face ao extraordinário acréscimo de despesas que estão a ter durante esta crise sanitária e também para adquirirem outros equipamentos de proteção individual, tais como luvas e máscaras”, adiantou o mesmo responsável.