Alentejo tem 257 pessoas atingidas pelo novo coronavírus

O número de infeções na região aumentou apenas em um caso. A pandemia parece estar a ser controlada.

O Alentejo tem hoje 257 doentes com Covid-19, mais um do que o que foi contabilizado na véspera pela Direção Geral de Saúde (DGS). O facto de a doença não estar a alastrar na região, como alastra, por exemplo, no vizinho distrito de Setúbal, pode ser atribuído à ausência de deslocações de grupos de jovens.

Na lista divulgada pela DGS, surge ainda o concelho de Moura como o mais afetado pela pandemia, com 71 casos. Este valor é totalmente contrariado pela Câmara Municipal, que refere ter apenas 25 doentes com o vírus ativo e que conta já com 55 recuperações (uma anunciada hoje).

Em Évora há 26 doentes, em Beja 15 e em Serpa 14. Estes são, de resto, os concelhos de maior incidência da doença logo depois de Moura. Nas estatísticas oficiais surgem Elvas e Odemira com nove casos, sendo que a câmara desta última localidade confirma ter cinco doentes ativos, três recuperados e ainda cinco pessoas que estão a ser seguidas por equipas médicas. Almodôvar e Vendas Novas têm, cada qual, oito infetados. Em Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz existem sete casos, sendo que a autarquia de Reguengos diz que apenas tem oito situações de pessoas que já se encontram recuperadas. Os concelhos de Portalegre e Portel mantém os números de há semanas, com seis casos cada, e Cuba tem quatro confirmações ativas.

Nos concelhos do Litoral Alentejano que integram o distrito de Setúbal não há, no relatório da DGS, alterações em relação à véspera. Alcácer do sal terá sete doentes (a Câmara Municipal diz que apenas contabiliza oito pessoas já recuperadas), Grândola terá 11 (a autarquia diz que são dois ativos, 13 recuperados e cinco pessoas em vigilância) e Santiago do Cacém tem 17 (o município informa que tem um doente ativo e 14 recuperados).

Por regiões, o Norte tem hoje 16.718 doentes e 761 mortos. O Centro conta 3710 infetados e 237 falecidos e Lisboa e Vale do Tejo, onde nos últimos dias surgiram 97 por cento dos novos casos declarados em todo o país, conta agora com 10.320 casos positivos e 340 óbitos. No Alentejo, como já foi referido, há registo de 257 infetados e um morto (no distrito de Beja). No Algarve existem 366 pacientes e 15 vítimas mortais. Nos Açores os números revelam 135 casos positivos ativos e 15 mortos e, por fim, na Madeira, não há falecimentos e o número de doentes mantém-se nos 90.

O número total de casos positivos no país é 31.596. Há 1369 mortes a lamentar e 512 pessoas internadas, das quais 65 estão em unidades de cuidados intensivos. O número de recuperados é hoje de 18.637.