Subiu para 1519 o número de casos positivos no distrito

O concelho de Sines voltou a aparecer nas listagens da DGS, apesar da autarquia referir apenas dois casos recuperados. O aumento do número de infetados no distrito foi de 22 casos.

Subiu para 1519 o número de pessoas infetadas com Covid-19 no distrito de Setúbal, segundo indica hoje o relatório de situação diária da Direção Geral de Saúde (DGS) e os dados das autarquias. O município de Sines, que há várias semanas não constava das listagens, voltou a aparecer, desta feita com três casos, que a câmara não refere, dando conta apenas de dois recuperados.

Fazendo a comparação com os números divulgados na segunda-feira, há hoje em todo o distrito mais 22 casos positivos confirmados. O desconfinamento, mas sobretudo o não cumprimento de algumas regras de segurança, nomeadamente nos transportes (sobretudo privados relacionados com o setor da construção civil) e nos ajuntamentos de jovens em espaços públicos como cafés, podem explicar o aumento de doentes em vários concelhos.

Almada já ultrapassou as quatro centenas de infetados (402) e o Seixal já vai em 397. São estes os dois concelhos mais afetados e onde também se tem verificado uma maior intervenção das autoridades de saúde e de segurança. Na listagem da DGS seguem-se o Barreiro, com 231, a Moita, com 162, o Montijo, com 120 e Setúbal, com 106 casos. Depois, bem abaixo destes valores, estão Palmela e Sesimbra, ambos com 37 doentes identificados, e Alcochete, com 23.

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito, para além de Sines, a DGS diz que há sete doentes em Alcácer do Sal, 11 em Grândola, 18 em Santiago do Cacém e os já referidos três em Sines. Segundo diz a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, não existem doentes ativos no concelho e os recuperados são oito. O município de Grândola refere ter três doentes ativos, 13 recuperados e cinco pessoas sob vigilância médica. Em Santiago do Cacém a edilidade faz referência a um doente com o vírus ativo e a 14 recuperados.

Quanto à situação das diferentes regiões do país, a DGS diz que existem hoje 16.795 doentes e 795 mortos no Norte. No Centro os infetados são 3753 e as vítimas mortais ascendem a 240. Em Lisboa e Vale do Tejo, a região do país que há vários dias mais casos novos tem, contam-se 11.493 pacientes e 370 falecimentos. No Alentejo há agora 260 doentes e um morto. No Algarve os casos positivos identificados são 372 e os óbitos 15. Nos Açores registam-se 137 doentes e também 15 falecimentos. Por fim, na Madeira, subiu para 91 o número de infetados continuando a não haver mortes associadas ao Covid-19.

A DGS diz que há hoje um total de 32.895 casos positivos confirmados em todo o país. O número de mortos é de 1436, o de pessoas internadas é de 432, sendo que 58 estão em unidades de cuidados intensivos. Os recuperados da doença são já 19.869.