Sines e os maiores portos mundiais unidos contra a pandemia

A manutenção das estruturas em funcionamento é fundamental para que o comércio mundial não definhe.

O Porto de Sines subscreveu a declaração da PAR – Port Authorities Roundtable sobre a necessidade e empenho das autoridades portuárias em manter a continuidade e o funcionamento dos portos em contexto de pandemia. Trata-se de uma iniciativa que reúne mais de 50 portos em todo o mundo.

“Com o atual clima de incerteza económica e de crise sanitária é crucial que as autoridades portuárias continuem comprometidas em manter os seus portos abertos ao comércio internacional e assim garantir o fluxo contínuo de mercadorias entre países”, refere a administração do Porto de Sines.

Para manterem a competitividade dos portos, os signatários do documento dizem que é necessário garantir que os navios mercantes possam continuar a atracar e operar nos terminais portuários, mantendo assim a cadeia de abastecimentos global e o comércio mundial em funcionamento.

Procura-se também salientar a importância de haver uma melhor coordenação entre os portos, estabelecendo um canal de comunicação aberto para que as autoridades portuárias e marítimas possam compartilhar experiências e trocar informações sobre o combate à Covid-19.

Por fim, os portos signatários, onde entre outros se incluem Barcelona, Roterdão, Hamburgo, Abu Dhabi, Singapura, Los Angeles, Ningbo ou Xangai, referem que é preciso adotar as melhores práticas de acordo com o contexto nacional de cada porto, incluindo medidas de precaução para a comunidade portuária, conselhos e assistência para as tripulações e pessoal com necessidade de ir a bordo, e medidas a tomar para lidar com casos confirmados.