DGS regista 268 infetados com o novo coronavírus na região

No concelho de Portalegre o número de doentes, apesar de reduzido, quase duplicou. Évora também voltou a agravar.

No Alentejo o número de pessoas doentes com Covid-19 é hoje de 268, um acréscimo de cinco casos face aos resultados divulgados na sexta-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Na análise estatística do relatório de situação diária da DGS (no sábado uma avaria do site oficial impediu a divulgação atempada dos registos), o valor que salta de imediato à vista é a quase duplicação dos casos no concelho de Portalegre, onde, apesar dos doentes ainda serem poucos, se constata um aumento de seis, para 11 de casos de vírus ativo detetados.

Relevante é também o valor atingido no concelho de Évora, que conta agora com 30 doentes confirmados. Beja tem 17 doentes, Serpa 14, Portalegre, tal como já foi referido, e Odemira, têm 11 cada, e Elvas tem dez.

O caso de Moura continua a ser o de maior dimensão estatística. A DGS diz que há 72 doentes. A câmara municipal refere que há duas pessoas com o vírus ativos, 78 já recuperados e mais duas pessoas sob vigilância.

Os números da DGS dão ainda conta de oito doentes em Almodôvar, oito em Montemor-o-Novo e outros oito em Vendas Novas. Em Portel existem seis casos confirmados, tantos quantos os que são apontados a Reguengos de Monsaraz, onde a autarquia dá conta de não existir ninguém com o vírus ativo e oito já recuperados. Por fim, em Cuba, há quatro doentes.

Nos concelhos do Litoral Alentejano que pertencem ao distrito de Setúbal os números também se agravaram. A DGS diz que Alcácer do Sal tem nove doentes (a Câmara Municipal refere a existência de dois doentes com o vírus ativo e dois já recuperados), Grândola tem 11 (a autarquia diz que são três em estado ativo, 13 recuperados e cinco pessoas sob vigilância médica), Santiago do Cacém tem 19 (os dados da câmara dizem que é um doente com o vírus ativo e 15 já recuperados) e Sines tem quatro (os valores apresentados pelo município falam de dois doentes reais e dois outros já recuperados).

Na região Norte existem agora 16.909 doentes e 806 mortos confirmados. No Centro são 3823 infetados e 244 óbitos. Em Lisboa e Vale do Tejo os doentes são já 13.073 e os falecidos ascendem a 398. No Alentejo há ainda um só morto, mas o número de infetados subiu para 268. No Algarve existem 389 pacientes e 15 mortos. Nos Açores são 141 casos de vírus ativo confirmados e também 15 mortos. Por fim, na Madeira, mantém-se os 90 doentes e zero mortos.

Os dados gerais da DGS referem, por fim, que o número total de casos ativos no país é hoje de 34.693. Há 1479 mortos. As pessoas internadas são 398 e as que se encontram em unidades de cuidados intensivos são 58. O número de pessoas recuperadas são já 20.995.