São 274 os casos positivos na região

A situação parece controlada em quase todo o Alentejo que, progressivamente, volta a abrir comércio e serviços.

A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou que o número de pessoas infetadas com Covid-19 no Alentejo é hoje de 274, mais uma do que o que havia sido contabilizado um dia antes.

A cerca de três semanas da eventual reabertura total de todo o comércio e serviços em todo o país, conforme admitiu ontem a ministra da Saúde, Marta Temido, o Alentejo parece ter a pandemia controlada, uma vez que são quase inexistentes os novos casos.

No relatório da DGS de hoje, o 100º já elaborado, continua a existir a referência de 69 casos no concelho de Moura. A câmara municipal diz, no entanto, que apenas há dois doentes com o vírus ativo, registando ainda 78 pessoas já recuperadas e duas outras que estão sobre vigilância médica.

Em Évora os doentes com Covid-19 são 30, enquanto que em Beja são 21, em Serpa 14 e em Odemira 12. Neste concelho, de acordo com a autarquia, há seis casos positivos, cinco recuperações e 27 pessoas a serem acompanhadas clinicamente.

Portalegre tem 11 casos de vírus ativo, Elvas tem dez, Vendas Novas tem nove, Almodôvar e Montemor-o-Novo têm oito cada. Portel e Reguengos de Monsaraz apresentam, segundo a DGS, seis casos cada, embora no caso deste último concelho, a autarquia refira que não há casos de pessoas com o vírus ativo, mas apenas oito recuperações. Por fim, em Cuba, há quatro casos.

Nos concelhos do Litoral Alentejano que integram o distrito de Setúbal, há hoje nove casos em Alcácer do Sal, 11 em Grândola, 19 em Santiago do Cacém e seis em Sines. Estes são os dados da DGS que, contudo, têm leituras e apresentações diferentes por parte das autarquias. Assim, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, diz que tem três pessoas com o vírus ativo e oito já recuperadas. Em Grândola a autarquia refere a existência de três casos ativos, 13 recuperações e cinco pessoas sob vigilância médica. Em Santiago do Cacém a edilidade refere um único doente com o vírus ativo e ainda 15 recuperados. Por fim, em Sines, há registo local de dois doentes efetivos e de dois outros já curados.

Por regiões constata-se que há hoje, no Norte, 16.988 doentes e 809 mortes. No Centro são 3837 os pacientes e 245 os falecidos. Em Lisboa e Vale do Tejo o número de doentes disparou para 13.878 e o de óbitos para 412. Já no Alentejo o número de infetados é, como já foi referido, de 274 e há apenas um morto. No Algarve existem 391 doentes e 15 vítimas mortais. Nos Açores os casos positivos ativos são 142 e os falecimentos são 15. Na Madeira continuam a manter-se os 90 doentes e zero mortes.

A DGS refere, por fim, que há agora 35.600 doentes com Covid-19 no país. As pessoas internadas são 417, sendo que 70 estão em unidades de cuidados intensivos (mais cinco do que ontem). O número de mortos ascende a 1497 (mais cinco). Também há a registar os 21.742 recuperados.