Alentejo regista 277 infetados com o novo coronavírus

Milhares de pessoas chegaram à região para gozarem feriados e fim-de-semana. Autoridades de saúde fazem apelo para cumprimento das regras de segurança.

São 277 as pessoas residentes no Alentejo que possuem ativo o vírus do Covid-19, segundo refere o relatório de situação diária da Direção Geral de Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de mais três casos face a terça-feira.

O Alentejo, tal como o Algarve, está a ser alvo de grande procura, desde o início da semana, por milhares de turistas nacionais. Esta demanda, a maior para a região desde que foi declarada a pandemia, está a motivar naturais preocupações entre as autoridades de saúde nacionais e locais, as quais redobraram os avisos para que sejam respeitadas as distâncias entre pessoas e as medidas que preconizam a utilização obrigatória de equipamentos pessoais de proteção.

No relatório de hoje, a DGS diz que há 69 casos em Moura (a Câmara Municipal da cidade diz que são dois casos ativos, 78 recuperações e duas pessoas sob vigilância), 30 em Évora, 23 em Beja, 14 em Serpa, 12 em Odemira (a autarquia diz que são seis casos reais, cinco recuperações e 27 pessoas em vigilância), 11 em Portalegre e dez em Elvas.

Abaixo da dezena encontram-se os concelhos de Vendas Novas (nove), Montemor-o-Novo e Almodôvar (oito cada), Portel e Reguengos de Monsaraz (seis cada, sendo que nesta última localidade a câmara municipal diz que conta apenas com oito pessoas recuperadas e que não existe nenhum caso ativo) e Cuba (quatro).

Nos concelhos do Litoral Alentejano que pertencem ao distrito de Setúbal há hoje registo de nove casos em Alcácer do Sal (a câmara municipal diz que tem três casos ativos e oito recuperações), 11 em Grândola (a autarquia refere três casos reais, 13 recuperações e cinco pessoas em vigilância médica), 19 em Santiago do Cacém (a edilidade reconhece um caso ativo e 15 recuperações) e seis em Sines (de acordo com o município são três casos de vírus ativo e duas recuperações).

Por regiões, o Norte tem hoje 17.007 doentes com Covid-19 e 810 mortes. No Centro contam-se 3841 pacientes e 246 óbitos. Em Lisboa e Vale do Tejo os infetados são 14.161 e o de vítimas mortais vai em 417. No Alentejo há 277 casos de vírus ativo confirmados e uma morte. No Algarve contam-se 391 doentes e 15 falecimentos. O mesmo número de vítimas mortais é referido nos Açores, onde também há 143 pacientes. Por fim, na Madeira, mantém-se os 90 doentes e zero mortos.

A informação final da DGS dá conta de um total de 35.910 casos de Covid-19 ativos em todo o país. Há 415 pessoas internadas, das quais 70 estão nos cuidados intensivos. O número de mortos subiu para 1504, enquanto as pessoas já recuperadas são agora 22.002.