A residência artística virtual EUbyLakes deu origem à criação de diversas obras de arte. Democracia, igualdade, coesão, biodiversidade, neutralidade climática e inovação digital foram os temas abordados.
Cinquenta artistas de mais de uma dezena de países estiveram reunidos virtualmente em Reguengos de Monsaraz na iniciativa EUbyLakes. Ao longo do seminário que terminou no dia 6 de junho, artistas europeus debateram durante um mês o “Presente, no Futuro da Europa” e criaram arte sobre essas discussões, tendo sido premiadas 18 obras com prémios monetários.
O seminário misturou o conceito de universidade aberta e residência artística virtual em que os participantes partilharam pontos de vista, desenvolveram ideias e estimularam a aprendizagem mútua com seis temas que fazem parte do atual debate europeu, nomeadamente a democracia, igualdade, coesão, biodiversidade, neutralidade climática e inovação digital.
Os participantes criaram e votaram mais de 70 obras de arte inspiradas nos temas que foram discutidos durante os debates. Todos os artistas receberam um certificado de participação emitido pelo Instituto Superior de Gestão.
O projeto EUbyLakes é financiado pelo Programa Europe for Citizens e é composto por seis seminários em seis lagos europeus que integram a NEUlakes – Network of European Lakes. Depois de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, os seminários vão decorrer no Lago d’Aiguebelette (França), Município de Manzanares El Real (Espanha), Lago Kerkini (Grécia), Lago d’Iseo (Itália) e Município de Imatra (Finlândia).