Dores Meira admite candidatar-se à câmara de Almada

Tal como o Semmais já tinha avançado em janeiro, a atual líder da Câmara Municipal de Setúbal, admitiu hoje poder vir a candidatar-se à presidência da câmara de Almada nas próximas eleições autárquicas, em 2021.

“Almada é um desafio. Ainda não está na hora de tomar essa decisão em definitivo, mas tenho sentido muita solicitação, muita pressão, de muitos almadenses, tendo em conta que moro em Almada e que estou a cumprir o meu último mandato em Setúbal”, disse Maria das Dores Meira, quando questionada pela Lusa sobre essa possibilidade.

“O trabalho autárquico é um trabalho que me seduz muito, que me alicia muito. Ver transformar, no dia-a-dia, o espaço público, o espaço de cultura, de desporto, aquilo que dá prazer às outras pessoas, para mim é muito empolgante, muito motivante, muito aliciante”, acrescentou a comunista.

A atual presidente da câmara de Setúbal está legalmente impedida de se recandidatar ao cargo, dado que, de acordo com a legislação em vigor, não pode ir além de três mandatos consecutivos, mas nada a impede de ser cabeça-de-lista em qualquer outro município.

Maria das Dores Meira assumiu a presidência da Câmara de Setúbal em 7 de setembro de 2006, em substituição de Carlos de Sousa, que renunciou ao mandato depois de ter perdido a confiança política do PCP.

Três anos depois de ter sucedido a Carlos de Sousa, ganhou as primeiras eleições como candidata da CDU à presidência da autarquia, em outubro de 2009, feito que repetiu por duas vezes, em setembro de 2013 e outubro de 2017, sempre com maioria absoluta e aumentando o número de eleitos e a percentagem de votos – 38,83% (2009), 41,93% (2013) e 49,95% (2017).

Fonte da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP contactada pela Lusa disse que ainda não há uma decisão definitiva sobre o cabeça-de-lista em Almada para 2012 e escusou-se a confirmar ou a desmentir a candidatura de Maria das Dores Meira.

Apesar do silêncio oficial, outras fontes do PCP e da CDU disseram que a candidatura da atual autarca setubalense é “uma forte possibilidade” ou dão praticamente como certo que a escolha do PCP para cabeça-de-lista nas próximas eleições autárquicas em Almada irá recair em Maria das Dores Meira.

Esta possibilidade já havia avançada pelo Semmais em janeiro deste ano, a partir da altura em que começaram as primeiras pressões para que a autarca de Setúbal se candidatasse ao concelho de Almada, estando Dores Meira num processo de ponderação.

O município de Almada, no mesmo distrito, é presidido por Inês de Medeiros, eleita pelo PS.