Setúbal mantém Linha de Apoio Municipal com novos critérios

A Linha de Apoio Municipal para Bens Essenciais, criada pela autarquia no âmbito da crise sanitária da pandemia, mantém-se em funcionamento com renovados critérios de beneficiação.

A linha gratuita, com o número 800 212 216 e em funcionamento desde o final de março, destina-se a apoiar a população na aquisição de bens essenciais, estando agora apenas disponível para pessoas em situação de isolamento profilático obrigatório devido ao novo coronavírus.

Nesta vertente, de acordo com a autarquia sadina, os munícipes que se enquadrem neste critério podem solicitar o apoio municipal para a aquisição de produtos alimentares ou de higiene nos supermercados e de medicamentos nas farmácias, entregues posteriormente nas habitações por equipas das juntas de freguesia.

No que respeita à atribuição de cabazes de bens essenciais, estes passam apenas a estar disponíveis para pessoas com comprovada situação de carência económica agravada, incluindo sem enquadramento institucional, ou seja, sem qualquer tipo de apoio social, ou sem documentação válida ou regular.

Os pedidos, recebidos pela Linha de Apoio Municipal para Bens Essenciais, são posteriormente analisados pela Divisão dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Setúbal e comprovada junto do Instituto da Segurança Social.

O banco de alimentos criado para dar resposta à distribuição de bens essenciais fica instalado na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, sendo a distribuição, tanto na vertente de aquisição como de atribuição de cabazes, assegurada por equipas das juntas de freguesia.