Norte Alentejano reduz passes de transportes em 25%

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) anunciou que vai proceder a uma redução de 25% nos passes de transportes públicos na região, abrangendo os passes mensais sociais e dos estudantes.

Em comunicado publicado na sua página na Internet, a CIMAA, que agrega os 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, refere que a medida pretende “promover uma maior utilização” do transporte público de passageiros no território.

Fonte da CIMAA explicou à Lusa que cerca de 200 pessoas beneficiam, mensalmente, do passe social e que está a ser realizado um estudo para apurar, “num universo de 1.800 alunos”, que recentemente regressaram às escolas, quantos utilizam os transportes públicos.

A iniciativa está inserida no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), que visa o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e expansão da rede.

Ao abrigo do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público, o distrito de Portalegre vai receber 273 mil euros, tendo já “reforçado” a rede de transportes públicos, desde 18 de maio, para servir a população e os alunos que retomaram as aulas.

Em maio foi publicado em Diário da República que as 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) do país vão receber 15 milhões de euros para reforçarem a oferta de transporte público coletivo com o objetivo de reduzir o uso do transporte individual.