O troço da A26/IP8 que liga a Autoestrada do Sul (A2) ao concelho de Ferreira do Alentejo (Beja), pronto há anos, mas ainda encerrado, abre hoje ao tráfego.
“A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que abre amanhã (hoje) ao tráfego, a partir das 20h00, o novo troço da A26/IP8 entre Grândola Sul e Santa Margarida do Sado”, no concelho de Ferreira do Alentejo, revelou a empresa em comunicado.
Segundo a empresa, este novo troço da A26, com cerca de 13 quilómetros de extensão e construído em perfil de autoestrada, “assegura a ligação da A2, na zona da Praça de Portagem do Nó de Grândola Sul, com a Estrada Nacional (EN) 259”.
A via vai beneficiar “diretamente as acessibilidades aos concelhos do interior desta região, designadamente o de Ferreira do Alentejo e o de Beja”, destacou a IP, que vai ser responsável pela operação e manutenção da exploração da estrada.
A conceção, construção e financiamento da empreitada foi da responsabilidade da subconcessionária SPER – Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, S.A., no âmbito da Subconcessão do Baixo Alentejo, lembrou.
Recorde-se que a abertura ao trânsito desta estrada tem sido reivindicada nos últimos anos na região, por autarcas, empresários, associações empresariais, movimentos de defesa dos interesses do Baixo Alentejo e a própria população.
A A26, no traçado previsto para o Itinerário Principal (IP) 8, que deveria ligar Sines e Beja, começou a ser construída em 2010, mas as obras foram suspensas em 2011, por causa de dificuldades financeiras da subconcessionária, segundo dados já fornecidos anteriormente à Lusa pela IP.
No âmbito da renegociação do contrato, foram canceladas as obras de quatro lanços e foram retomadas, em 2015, as obras dos lanços Sines/Relvas Verdes, já em serviço, e Nó de Grândola Sul da A2/Santa Margarida do Sado.
Este último, que abre hoje, ficou concluído em 2017, mas manteve-se fechado devido à necessidade de ser adaptada a praça de portagem para interligar a A26 e a A2.
Na nota de imprensa, a Infraestruturas de Portugal revelou ainda “novos investimentos” com vista ao “reforço da mobilidade no distrito de Beja”.
“Com o objetivo de melhoria das acessibilidades e condições de segurança nesta região do Baixo Alentejo, está ainda prevista a construção das variantes ao IP8 (EN259 e EN121), às localidades de Figueira de Cavaleiros e Beringel, aproveitando a área e trabalhos parcialmente executados no âmbito da Subconcessão do Baixo Alentejo”, anunciou a empresa.
Além disso, vão ser “realizadas intervenções de beneficiação do troço da EN259, entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, e, numa segunda fase, de beneficiação da EN121, entre Ferreira do Alentejo e o limite do concelho, em direção a Beja”, lê-se no comunicado.