Alcácer do Sal reclama obras urgentes no IC-1 e EN-253

O presidente Vítor Proença diz que a perigosidade das vias, ambas sobrecarregadas de tráfego, é visível e exige medidas rápidas.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, solicitou reuniões com o Secretário de Estado das Infraestruturas e com o presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, S.A para exigir a reparação do IC-1 (Palma – Alcácer do Sal) e o alargamento de bermas na EN-253 (Comporta – Alcácer do Sal). O autarca alega que as obras são urgentes, uma vez que o atual estado das vias põe em risco a vida de quem por elas circula.

No caso do IC-1, o troço entre Palma e Alcácer do Sal é fundamental na ligação Norte/Sul (mercadorias e passageiros) e no trânsito turístico. Tem uma procura média diária na ordem de, pelo menos, 8 mil veículos e encontra-se, de acordo com Vítor Proença, em “péssimo estado”.

Já a EN-253, o troço entre a Comporta e Alcácer do Sal exige a construção de bermas, dado o aumento acentuado da procura e do acesso aos novos campos agroalimentares (grandes produções na larga maioria para exportação em camiões frigoríficos) e no trânsito para as praias (Troia até Santo André).

“Ambas as vias apresentam claros riscos crescentes de sinistralidade rodoviária, que urgem ser resolvidos pela segurança de todos os utilizadores”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.