Mercado abastecedor de Évora vê crescer os resultados

A MARÉ, SA – Centro Logístico de Évora terminou o ano de 2019 sem dívida financeira e, nos últimos quatro anos, com um volume de negócios reforçado em 16%.

Também os números referentes ao segundo trimestre de 2020, período em que o mundo passou e está a passar por uma recessão devido à pandemia originada pela Covid-19, confirmam o sucesso das contas da MARÉ, SA ao melhorar os resultados, face ao período homólogo, em termos de resultado líquido, EBITDA, EBIT e margens operacionais.

O resultado líquido do exercício ascendeu a 159,4 milhões, superior ao 2T19, em 33,9 milhões (+27%). A empresa apresentou margens operacionais positivas e crescentes, fixando-se em 63% ao nível do EBITDA e de 43% ao nível do EBIT, um aumento de 4 p.p. e 5,8 p.p., acima do período homólogo de 2019. Em 2019, os encargos financeiros fixaram-se em 0,3 milhares de euros, o que representa uma redução de 76,2%, face ao ano anterior, decorrente da redução do endividamento. Em 31/12/2019 o endividamento da MARÉ, SA é nulo, gerando excedentes e tesouraria. O investimento realizado em 2019 foi no montante de 59,5 milhares de euros.

Recorde-se que esta estrutura, uma empresa pública que conta entre os seus acionistas com a Câmara Municipal de Évora, junta ainda entidades como a Associação dos Operadores do Mercado Abastecedor de Évora, a Associação dos Agricultores do distrito de Évora, a Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Produção e o Centro de Inovação Empresarial do Alentejo, e é responsável pelo abastecimento a mais de meio milhão de habitantes.