É no pátio do Paço do Morgado de Oliveira que o projeto Rua das Pretas se vai instalar no próximo sábado, dia 8. Os serões são idealizados por Pierre Aderne ganham outra vida na Adega Fita Preta.
O concerto começa às 21h00 e custa 25 euros com oferta de um copo de vinho. Tal como acontece no seu espaço original, num palacete na zona do Príncipe Real, a ideia é reunir música, amigos e vinho para uma noite de diversão, sendo que desta vez o cenário é em Évora.
Fita Preta é um projeto do enólogo António Maçanita nascido em 2004. Porém, foi há quatro anos que saiu reforçado após a compra do terreno onde está o Paço do Morgado de Oliveira, a que se juntou ainda uma nova adega sustentável em 2017.
Segundo um comunicado, trata-se de um paço medieval do século XIV que tem sofrido várias alterações ao longo do tempo, especialmente no século XIX quando a família Saldanha tomou conta do edifício. Entretanto, já nas mãos de António Maçanita, a recuperação está a ser feita respeitando a sua história e com acompanhamento arqueológico.
É neste paço que se encontra aquele que se acredita ser a maior e mais antiga adega em Évora e que será o cenário do projeto Rua das Pretas.