A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou os dados referentes à movimentação de mercadorias nos portos do Continente no primeiro semestre de 2020 e, em destaque, está o Porto de Setúbal devido ao tráfego de contentores.
Segundo a AMT, o porto de Setúbal começou, a partir de março, uma recuperação homóloga em termos de movimentação de carga contentorizada, que, até junho, segue sem interrupções. “Importa realçar o facto de em junho apenas Setúbal ter registado uma variação homóloga positiva no volume de TEU movimentado (de +11,1%), o que se verifica pelo quarto mês consecutivo”, diz a AMT.
Assim, nestes primeiros seis meses do ano, instáveis devido à pandemia, o porto de Setúbal alcançou um crescimento de +8,3% face ao mesmo período de 2019, juntando-se, neste contexto, ao Porto de Leixões, que também apresentou uma subida homóloga em termos de volume de TEU movimentados neste primeiro semestre. Olhando para os resultados pelo prisma da tonelagem, o porto sadino movimentou 838 mil toneladas de carga contentorizada até junho, assim configurando um crescimento, face ao primeiro semestre de 2019, situado nos +6,6%.