Pandemia obriga a obras nos serviços do Hospital de Beja

Os trabalhos na unidade hospitalar incidem sobre os serviços de urgência geral e pediátrica.

 

A administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) anunciou que vão ser ampliados os serviços de urgência geral e pediátrica do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. Tal medida deve-se às exigências resultantes do combate à pandemia de Covid-19.

O serviço de urgência pediátrica, de acordo com a administração hospitalar, “não estava dimensionado nem tinha condições de adaptabilidade na estrutura física existente para cumprir as normas exigíveis para a prestação de cuidados face ao desafio da pandemia”. A mesma entidade diz que se encontra “concluída a instalação da urgência de pediatria em módulos contentorizados, salvaguardando todas as condições necessárias”. Esta unidade iniciou o seu funcionamento em julho de 2020”.

Em relação serviço de urgência geral, os responsáveis hospitalares dizem que “também não estava dimensionado para esta nova realidade pelo que fomos levados a procurar novas soluções”. “Procurou-se uma solução que, não só melhorasse substancialmente as condições físicas, como permitisse o estabelecimento de circuitos completamente separados, com as dimensões adequadas, garantindo assim a qualidade e segurança necessárias para profissionais e utentes”, acrescentaram.

Os trabalhos de instalação e montagem da estrutura modular de ampliação do serviço de urgência geral estão agora em curso, prevendo-se que fiquem concluídos até final do mês.