Piloto de Almada obteve o primeiro triunfo português na mais importante prova de motociclismo. Está agora em nono lugar no mundial.
Miguel Oliveira, o piloto de motociclismo, de 25 anos, nascido em Almada, tornou-se hoje, domingo, no primeiro português a vencer uma prova da categoria MotoGP, aquela que reúne as motos mais potentes e os pilotos mais conceituados. O triunfo foi obtido no circuito de Estíria, em Spielberg, na Áustria.
O piloto português da KTM partiu no sétimo posto da grelha, depois de ter obtido o oitavo lugar nas provas de qualificação (subiu um lugar devido à penalização de um adversário).
Após duas partidas (a primeira acabou por ser anulada devido a uma queda do espanhol Maverick Vinãles), o piloto português circulou sempre nos lugares dianteiros, mantendo animado despique com um grupo de cinco concorrentes. O triunfo, obtido por curta distância sobre os segundo e terceiros classificados, foi obtido quase sobre a linha de meta.
No final da prova o piloto almadense revelou não ter palavras para expressar a felicidade pelo triunfo. Lembrou os pais, os amigos, os patrocinadores e todos os portugueses, a quem agradeceu todas as mensagens de apoio que, ao longo da carreira, lhe têm sido endereçadas.
No triunfo em Estíria, Miguel Oliveira suplantou na corrida para o lugar mais alto do pódio o australiano Jack Miller (Ducati) e o companheiro da KTM, o espanhol Pol Espargaró, com o qual mantém um relacionamento frio (no anterior grande prémio os dois colidiram e ficaram afastados da prova).
Com o triunfo de hoje, a 900ª prova de GP realizada, Miguel Oliveira (que já disputou 150 provas nas mais diversas categorias do motociclismo) tornou-se no 112º piloto mundial a cortar a meta em primeiro lugar.
Miguel Oliveira subiu cinco lugar no mundial de MotoGP, sendo agora o nono classificado, com 43 pontos (está apenas a seis do quarto classificado).
A próxima prova do mundial de MotoGP disputa-se a 13 de setembro, em San Marino.