O novo campeão olímpico do triplo salto, Pablo Pichardo, que vive no Pinhal Novo, Palmela, agradeceu a Setúbal, nomeadamente à câmara municipal pelo apoio que tem recebido.
Na hora da histórica vitória olímpica no Triplo Salto, o atleta luso-cubano, Pablo Pichardo, que reside no Pinhal Novo, concelho de Palmela, agradeceu o apoio que recebeu da câmara de Setúbal nesta sua aventura em terras portuguesas, desde 2014. “Agradeço a Portugal e à câmara de Setúbal pelo apoio que sempre deu”, disse Pichardo já com a medalha de Ouro ao peito.
O atleta, agora do Benfica, que treinou durante bastante tempo no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, é detentor da Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.
Como Campeão Olímpico no Triplo Salto, nos Jogos Olímpico de Tóquio, Japão, Pichardo saltou 17,98m, estabelecendo igualmente um novo recorde nacional.
O atleta efetuou o melhor salto, com 17,98 m, à terceira tentativa, batendo o seu recorde nacional por três centímetros e impondo-se a Fabrice Zango (Burquina Faso), com 17,47m, e a Will Claye (Estados Unidos da América), com 17,44m, que conquistaram, respetivamente, as medalhas de prata e bronze.
Pedro Pablo Pichardo Peralta, atleta luso-cubano, cuja nacionalidade foi obtida em abril de 2017, apresenta, igualmente, no seu palmarés os seguintes resultados desportivos internacionais:
– Medalha de Ouro no Triplo Salto, com 16,79m, no Campeonato Mundial de Juniores em Pista Coberta, em Barcelona, Espanha, em 2012
– Medalha de Ouro no Triplo Salto, com 17,54m, nos Jogos Pan-americanos, em Toronto, Canadá, em 2015
– Medalha de Prata no Triplo Salto, com 17,68m, no Campeonato do Mundo, em Moscovo, Rússia, em 2013
– Medalha de Prata no Triplo Salto, com 17,73m, no Campeonato do Mundo, em Pequim, China, em 2015
– Medalha de Bronze no Triplo Salto, com 17,24m, no Campeonato Mundial em Pista Coberta, em Sopot, Polónia, em 2014
O Município de Palmela felicita Pedro Pichardo por mais este título desportivo.