TAD confirma despromoção do Vitória de Setúbal

Incumprimentos financeiros foram dados como provados e o clube terá de atuar no Campeonato de Portugal.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitou a providência cautelar que havia sido interposta pelo Vitória Futebol Clube, confirmando assim a descida do clube de Setúbal ao Campeonato de Portugal.

O Vitória, que terminou a última edição da Liga em 16º lugar, o que lhe valeria a manutenção por ter um ponto a mais do que o Portimonense (o segundo clube que seria despromovido), foi impedido de se inscrever nas competições profissionais depois de uma comissão de auditoria da Liga ter reprovado os processos de licenciamento.

Após esta decisão o clube recorreu para o TAD, que veio agora confirmar a primeira decisão.

Os problemas financeiros do Vitória não se resumem à última época. Recorde-se que em anteriores edições da Liga já haviam sido lavrados diversos protestos, no sentido de inviabilizar a inscrição do clube, por supostos incumprimentos monetários e falta de comprovativos dos pagamentos de lei, nomeadamente à Segurança Social e a atletas.

Com esta decisão do TAD vai manter-se na Liga o Portimonense. Vitória e Desportivo das Aves (que já havia aceite a decisão aplicada pelos mesmos motivos, apesar de também já se encontrar despromovido por ter ficado no último lugar do campeonato), vão agora disputar as provas amadoras (Campeonato de Portugal).