CIMAL conta apenas com 50 mil euros para transportes públicos

Os cinco concelhos estão a adiantar dinheiro à Rodoviária do Alentejo para pagar os passes sociais.

O Governo disponibilizou apenas 50 mil euros para os transportes públicos que operam na área da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), a qual integra cinco concelhos. A verba é considerada insuficiente e os responsáveis desta entidade dizem mesmo que existe perigo de rutura financeira.

Vítor Proença, presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, reuniu esta semana com o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, tendo deixado o alerta para as dificuldades económicas, tanto mais que são os cinco municípios, conforme salientou, que estão a financiar a Rodoviária do Alentejo, pagando o valor dos passes, que é de 40 euros por utilizador.

Eduardo Pinheiro, no mesmo encontro, disse que o Governo dispõe de 94 milhões de euros disponíveis no Orçamento Suplementar para apoiar os défices das operações de transportes públicos. Apesar deste montante, como explicou depois o presidente da CIMAL, não haverá reforço de verbas para os municípios do litoral alentejano, uma vez que “a distribuição já se encontra aprovada” sendo que “a esmagadora maioria da verba será transferida para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”.

A CIMAL é constituída pelos municípios de Odemira, Alcácer do Sal, Sines, Santiago do Cacém e Grândola.