Setúbal promove Dia Europeu sem Carros

A iniciativa está inserida na Semana Europeia da Mobilidade e inclui diversas apresentações e intervenções públicas.

A redução das emissões de carbono e os efeitos da pandemia de Covid-19 na mobilidade urbana são assuntos em análise na Semana Europeia da Mobilidade, à qual Setúbal adere com ações de sensibilização a realizar no dia 22.

O Dia Europeu Sem Carros é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, que se inicia a 16, com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, o qual reflete o objetivo da União Europeia, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, de ser o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.

Setúbal associa-se à iniciativa com duas ações no dia 22. Uma delas é o encerramento da Praça de Bocage ao trânsito automóvel, entre as 8h00 e as 17h00, de forma a enfatizar o espaço público enquanto área mais dedicada aos peões.

No mesmo horário e no mesmo local terá lugar uma mostra de veículos elétricos de várias empresas da região e de protótipos de veículos amigos do ambiente, que resultam de projetos em curso na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

No Dia Europeu Sem Carros realiza-se ainda um Fórum Participativo com o tema “Efeito Covid19 – O que mudou nas cidades”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, entre as 14h00 e as 18h00.

Realizar-se-á ainda, às 14h45, uma apresentação conduzida pela Câmara Municipal de Setúbal subordinada aos efeitos da pandemia Covid-19 na mobilidade urbana. ‘A mais valia dos modos suaves em tempos de pandemia’ é o tema da alocução de Mário Alves, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a partir das 15h00, a que se seguem, às 15h15 e às 15h30, intervenções do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Manuel Antunes Bernardes, e do vereador da câmara municipal de Lisboa, Miguel Gaspar.

Rogério Ivan, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste apresenta o projeto Living Streets – Oeste Sustentável. Depois será a vez de Cristina Daniel, da Agência de Energia da Arrábida, que vai apresentar o Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida.

Os “Efeitos da Pandemia na utilização dos transportes públicos” é o tema em análise por Sérgio Pinheiro, da Área Metropolitana de Lisboa, às 16h30.