ADT, Alcácer e Grândola candidatam projeto de Centro para a Promoção da Saúde Mental

O projeto “Passo a Passo” pretende dotar os dois concelhos de mais uma valência social na área da saúde mental.

A Associação para o Desenvolvimento do Torrão – ADT, em parceria com os municípios de Alcácer do Sal e Grândola, submeteu uma candidatura para a criação de um Centro para a Promoção da Saúde Mental – “Passo a Passo”, que irá dotar os dois concelhos de mais uma valência social na área da saúde mental.

A candidatura insere-se no âmbito do programa +CO3SO (COnstituir, COncretizar e COnsolidar Sinergias e Oportunidades), e pretende dar resposta a uma necessidade que não existe ainda nos territórios a abranger.

“Vai procurar intervir na comunidade, junto de indivíduos a partir dos 18 anos de idade e/ou respetiva família que se deparem com problemas de saúde mental e/ou problemas sociais. Pretende-se que esta resposta ofereça como aspeto inovador a disponibilização na comunidade de serviços terapêuticos no âmbito da saúde mental com uma vertente individual e familiar. Este projeto tem também como objetivo contribuir para o aumento da empregabilidade local de técnicos especializados e qualificados na área da saúde mental”, explica a câmara de Alcácer do Sal em comunicado.

Os municípios pretendem assim, para além de viabilizar o apoio financeiro necessário para complementar as ajudas comunitárias, criar uma “parceria nova, numa área também nova que é a da saúde mental, permitindo ao mesmo tempo uma ação mais eficiente no terreno”.