Viana do Alentejo reforça apoios a estudantes carenciados

O valor da bolsa a atribuir atingirá os 800 euros por aluno no final do ano letivo.

O Município de Viana do Alentejo anunciou que aprovou um conjunto de medidas de âmbito social e económico para apoiar munícipes em situação socioeconómica precária, medidas essas que permitem alargar os apoios que vêm sendo atribuídos anualmente a estudantes do ensino superior.

No processo de candidatura a apresentar para o ano letivo 2020/2021, e que irá decorrer durante o mês de outubro, é considerado estudante economicamente carenciado aquele cuja capitação média mensal do agregado familiar seja igual ou inferior ao salário mínimo nacional em vigor à data da candidatura, majorado em 10%.

A Bolsa de Estudo é suportada integralmente pela Câmara Municipal, durante dez meses, com o valor mensal de 80 euros, ou seja, 800 euros por aluno e por ano letivo.

O Município pretende, deste modo, minorar as dificuldades económicas sentidas por alguns agregados familiares do concelho, que representam sérios obstáculos ao prosseguimento dos estudos e garantir, assim, a igualdade de oportunidades a todos, independentemente da sua condição. Esta medida pretende ainda reconhecer e premiar o trabalho e o desempenho dos alunos.

No ano letivo 2019/2020 foram apoiados 46 estudantes do concelho.