Semmais Alentejo já está nas bancas

Santuário de nidificação de aves, o Alentejo aposta tudo na preservação das espécies. Nesta edição damos-lhe a conhecer os projetos de proteção que alguns municípios alentejanos estão a implementar. Mas, mesmo assim, há muitos perigos no ar.

Com particular incidência no Baixo Alentejo, as albufeiras e barragens voltam aos tempos de seca. É um problema eterno que afeta produções, famílias e a economia local.

Em época de pandemia, o lançamento de rockets é a grande novidade do Portugal Air Summit 2020, o maior evento ligado à indústria aeronáutica da Península Ibérica, realizado em Ponte de Sor. O resto, este ano, será em modo digital.

Em outubro apresentamos-lhe duas entrevistas. No Litoral Alentejano, o edil de Sines, Nuno Mascarenhas, traça o rumo da estratégia para o futuro do concelho.  Já o atual líder da Turismo do Alentejo – ERT, António Ceia da Silva, candidato à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), aponta a estratégia para tornar esta instituição mais forte.

Na secção dos negócios, leia a notícia sobre uma unidade de turismo de luxo que está a nascer na Quinta do Paral, Vidigueira. É a grande aposta do empresário alemão, Dieter Morszeck.

No desporto, um antigo emigrante está a revolucionar o União Serpense, cujo equipa de futebol é uma autêntica Torre de Babel.

Na cultura, para além da agenda, adiantamos-lhe tudo o que vai poder ver no Museu Arqueológico e Etnográfico de Elvas. Em exposição vão estar objetos megalíticos, documentos escritos e fotografados, mas também a história das pessoas e dos seus hábitos.

Contamos-lhe ainda a história de uma mulher que nasceu e foi criada no estabelecimento prisional do Crato. O pai foi o último carcereiro da cadeia erguia no século XVIII.

Boas Leituras, esta semana também em papel.

Obrigada pela confiança. Proteja-se, nós informamos!