Ao todo foram apanhados 34 animais. A operação destina-se a controlar o número de exemplares e a reduzir riscos de saúde pública.
A Câmara Municipal de Setúbal iniciou, no fim-de-semana, uma operação de recolha de gatos de rua que irão ser esterilizados. Esta operação, que resultou na captura de 34 exemplares, foi realizada no âmbito do Dia Mundial dos Animais
O workshop teórico-técnico Gatos CED – Captura, Esterilização e Devolução, para partilha de conhecimentos no que respeita ao controlo do número de gatos de rua, vigilância clínica e redução de riscos para a saúde pública, contou com a colaboração de funcionários municipais e voluntários, que recolheram 34 espécimes em colónias existentes em Praias do Sado, Grelhal e Vale da Rasca.
Segundo refere a autaqruia, os animais foram encaminhados para o CROAC – Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia, em Poçoilos, local onde, ontem de manhã, 29 dos 34 gatos recolhidos das ruas foram esterilizados e desparasitados por três veterinários com a ajuda de três cuidadores de animais, todos eles voluntários.
Na ocasião procedeu-se também à colocação de chip de identificação nos animais, que vão ser devolvidos às respetivas colónias de onde foram temporariamente retirados.
Os restantes cinco gatos, uma vez que ainda são bebés, permanecem em acompanhamento no CROAC e serão mais tarde encaminhados para adoção, após a devida quarentena.