Câmara de Almada aprova requalificação da zona Cacilhas-Tejo

Os trabalhos irão decorrer até ao final do verão do próximo ano e têm um custo estimado de 2,5 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Almada aprovou, em reunião de câmara, a adjudicação da empreitada da obra Cacilhas-Tejo – Visualização das salgas Romanas e Qualificação do Circuito Turístico de Tejo. Trata-se de um investimento de 2,5 milhões de euros que deverá estar concluído até ao final do verão do próximo ano.

O objetivo desta obra prende-se com a organização da rede viária e dos fluxos pedonais, de modo a que se consiga retirar uma melhor eficácia dos transportes públicos e valorizar a fruição do rio Tejo e de todas as paisagens envolventes, nomeadamente a Baía do Seixal. A obtenção destes resultados, diz a autqrquia, servirá para dinamizar a economia local.

A intervenção abrange o Largo de Cacilhas e os espaços delimitados pelos edifícios particulares e os edifícios das estações terminais fluvial e de MST. Inclui ainda o primeiro troço da Av. Aliança Povo M.F.A., compreendido entre o largo e a rotunda no final da Av. 25 de Abril.

O projeto de execução contempla a execução de novos pavimentos rodoviários e viários, novas ligações para as infraestruturas de iluminação pública, abastecimento de águas, combate a incêndios, drenagens pluviais e domésticas, equipamentos, mobiliário urbano, deslocalização do quiosque e das instalações sanitárias públicas e a redefinição de um novo paisagismo.

A edilidade diz ainda que para além da reconfiguração da rotunda para se adaptar ao novo sentido de circulação, está prevista a modelação dos passeios e espaços de permanência com pendentes suaves e ligações entre planos, através de rampas muito discretas. Os revestimentos de passeios e espaços de permanência privilegiarão a acessibilidade para todos. Serão também otimizados os recursos no que diz respeito à iluminação pública, assim como aos materiais e ao equipamento previstos com vista à redução do desperdício.