Câmara de Setúbal investe em contentores subterrâneos

Estão a ser colocados 11 equipamentos no Bairro do Monte Belo. Há vantagens ambientais e ganha-se capacidade de armazenamento de detritos.

A Câmara Municipal de Setúbal está a proceder à instalação de 11 contentores enterrados na zona sul do Bairro do Monte Belo, o que se traduz numa maior capacidade de deposição de lixo e em mais qualidade urbana.

Esta operação resulta na expansão do sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores subterrâneos (moloks), com um volume unitário de cinco mil litros.

Os novos contentores permitem o aumento da capacidade de deposição de 33. 600 litros para 55.000l litros, um acréscimo da ordem dos 64 por cento que permite também otimizar a utilização dos recursos municipais na recolha dos resíduos sólidos urbanos.

Os moloks, fabricados em polietileno de alta densidade, apresentam uma capacidade de armazenamento para resíduos de cinco metros cúbicos cada, ou seja, 5.000 litros, quando o volume unitário de um contentor convencional é de apenas 800 litros.

Segundo informação camarária, estes equipamentos são mais funcionais e com melhor capacidade de integração na malha urbana. Possibilitam o melhoramento das condições de higiene ao retirar da via pública um total de 42 contentores convencionais de superfície.

Por se tratar de equipamentos instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, o que se traduz em benefícios para o espaço público.

Com esta intervenção, a decorrer desde o final de setembro e executada por administração direta, ou seja, com recursos técnicos e humanos próprios da autarquia, fica uniformizada a metodologia de recolha naquela zona da cidade.

Assim, tanto nas zonas norte e sul do Bairro do Monte Belo, como em Vale do Cobro, o sistema de deposição de resíduos sólidos urbanos passa a estar coberto pela rede de equipamentos de contentores enterrados.