Janela Única Logística arranca no Porto de Sines

Iniciativa dá início a uma nova forma de olhar para as operações logísticas de uma forma mais eficiente.

O dia 19 de outubro ficou marcada pela entrada em produção da JUL – Janela Única Logística – no Porto de Sines. Esta nova plataforma lançada pela APP (Associação dos Portos de Portugal) significa um marco importante na maior infraestrutura portuária de Portugal, e o culminar de mais de dois anos de trabalho no âmbito da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” aprovada pelo Governo.

A nova plataforma é mais um passo dado na direção do incremento da eficiência dos portos portugueses, algo que tem sido feito gradualmente, uniformizando procedimentos dentro dos portos na liderança dos processos de digitalização portuária.

A Janela Única Logística vem, assim, alargar o conceito de JUP (Janela Única Portuária) a toda a cadeia logística, integrando agora meios de transporte terrestres (rodovia e ferrovia), incluindo as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica de total intermodalidade atingindo assim importantes ganhos de eficiência ao longo de toda a cadeia logística.