Três lares em Setúbal somavam esta segunda-feira 174 infeções pelo novo coronavírus

Os lares CATI e Paula Borba, sob a alçada da Misericórdia de Setúbal, contam com 136 casos de infeção pela Covid-19, entre os quais 18 funcionários. No Centro Social da Anunciada, há a registar 24 casos positivos em idosos e 14 em funcionários.

Os 50 idosos infetados com a Covid-19 no Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) da Misericórdia de Setúbal estão a ser monitorizados num piso superior da instituição e “acompanhados por uma equipa dedicada”, pelo que “a situação está controlada”, não tendo havido necessidade de nenhuma hospitalização, confirmou ao Semmais Digital o Provedor Cardoso Ferreira. Neste mesmo lar encontram-se ainda infetados quatro funcionários.

Já no Lar Paula Borba, também sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, registavam-se ao dia de hoje, segunda-feira, 2 de novembro, 69 idosos que testarem positivo à Covid-19, e mais 15 funcionários. “Este problema de pessoal em quarentena é, de momento, a maior dificuldade. Mas a situação está devidamente controlada, com os serviços assegurados”, explicou Cardoso Ferreira.

A situação sanitária nas duas instituições da Misericórdia de Setúbal está a ser gerida pelas autoridades de saúde e pela Segurança Social, sendo que, segundo o Provedor, “estão a ser escrupulosamente cumpridas todas as determinações ao abrigo do plano de contingência”.

Recorde-se que o Lar Paula Borba é o maior do concelho de Setúbal, com 96 idosos permanentes, sendo que o edifício data de 1913, com maior dificuldade de reorganização de serviços. Já o CATI dispõe de instalações mais recentes e conta 73 utentes.

De todos os infetados nas duas instituições há a lamentar apenas uma morte.

Outra situação a merecer cuidados em lares de Setúbal é o do Centro Social e Paroquial da Anunciada, com 38 casos de Covid-19 confirmados, entre os quais catorze funcionários, segundo um comunicado da Diocese de Setúbal.