Surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados em Alcácer do Sal

O surto foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.

Os 15 infetados fazem parte de um grupo de 16 imigrantes, todos de nacionalidade nepalesa, que vivem juntos na mesma habitação e trabalham também juntos na mesma exploração agrícola, explicou à Lusa a delegada de saúde de Alcácer do Sal, Tamara Prokopenko.

“O primeiro caso foi detetado, no passado dia 4 de novembro, no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal, quando um trabalhador apresentou sintomas e acusou positivo. Na sequência deste positivo identificámos os outros contactos e, no domingo, testámos 15 trabalhadores, dos quais 14 tiveram resultados positivos”, avançou.

O foco “está identificado” e os casos positivos “estão em confinamento obrigatório há vários dias”, indicou a delegada de saúde, que pediu o apoio da GNR “no sentido de fazer uma vigilância mais apertada ao grupo”.

“São trabalhadores que não falam inglês, nem português, o que dificulta muito a comunicação”, frisou.

A Autoridade de Saúde Pública local está em contacto com a entidade patronal “para decidir se a Medicina do Trabalho vai entrar em ação ou não”, mas está a ser orientada a resposta a dar aos restantes trabalhadores da empresa que “vivem numa outra casa”.

Além das autoridades de saúde, o grupo está a ser acompanhado pela empresa, que garante a alimentação e bens essenciais.

De acordo com a delegada de saúde de Alcácer do Sal, “nos próximos dias os testes de despiste da presença do vírus que provoca a doença Covid-19 vão ser alargados a pelo menos 30 pessoas” da mesma empresa.

O concelho de Alcácer do Sal regista 30 casos ativos de Covid-19, 81 casos recuperados e um óbito, de acordo com dados epidemiológicos divulgados na segunda-feira pelo município.